domingo, 14 de junho de 2009

Pareidolia

A pareidolia é um tipo de ilusão ou percepção equivocada, em que um estímulo vago ou obscuro é percebido como algo claro e distinto. Os seres humanos têm uma tendência a buscar padrões para explicar os fenômenos que observa. Segundo Carl Sagan(1995):

“Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde não existe nenhuma. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face”.

Na Psicologia, para avaliações da personalidade, alguns psicólogos incentivam a pareidolia como um modo de entender o paciente. Para tanto utilizam testes, como o teste de borrões de Rorschach.

Você já deve se deparado com esse fenômeno diversas vezes no noticiário da TV, geralmente com apelo para questões religiosas. Impressionante como uma suposta imagem de Jesus ou de Maria em uma parede, numa vidraça ou até mesmo em uma tortilha, pode sensibilizar tantas pessoas, a ponto de fazerem peregrinação para ver a imagem ou venderem o objeto contemplado pela “aparição” por milhares de dólares.

A maioria das pessoas reconhece essas ilusões pelo que realmente são, mas algumas desenvolvem fixação pela realidade de sua percepção e transformam uma ilusão num engano. Um pouco de pensamento crítico, no entanto, deveria convencer a maioria das pessoas razoáveis de que um pãozinho que se parece com a Madre Teresa ou uma área queimada numa rosquinha que se parece com Jesus são acidentes, e que isso não tem nenhum significado. [1]

No entanto, para os fanáticos de plantão, mais uma aparição foi registrada. Como dinheiro sempre é bem vindo, estou disposto a vender objeto tão raro, se quiser entre em contato, segue uma foto da nova imagem. =D




Nenhum comentário:

Postar um comentário