segunda-feira, 11 de maio de 2009

Religião x Psicoterapia




Este vídeo, intitulado "Psicologia: Deus não é suficiente", foi publicado pelo site católico Chamada Online. De tão absurdo não sei nem por onde começar a comentar. Primeiro que, erroneamente, ele trata a psicoterapia como mera especulação cientifica; segundo, afirma que nenhum método específico é mais eficiente que outro. Ao longo do tempo diversas abordagens psicoterapêuticas foram desenvolvidas, apesar de algumas não terem comprovado cientificamente seus efeitos psicoterápicos, outras abordagens, como a cognitivo-comportamental, apresentam resultados bastante consolidados, testados cientificamente e ancorados em um vasto arcabouço teórico. E quando a eficiência do método, a terapia vai ser indicada em função do diagnostico, já que certas abordagens podem trabalhar com mais eficácia um problema que outra.

Em seguida, um pastor, vulgo “representante de Deus”, argumenta contra a CIÊNCIA psicológica baseado em CITAÇÕES DA BÍBLIA, como se estes dois campos do conhecimento permutassem e as argumentações religiosas fossem suficientes para refutar qualquer raciocínio cientifico. Além do mais recorre a diversas falácias, sempre afirmando que a psicologia e a psicoterapia têm a pretensão de saber tudo, de explicar tudo, enfim, de que têm todas as respostas, pretensões que passam longe do escopo científico.

Além de ser absurdo o vídeo é bastante incoerente. Ao final afirma que não trata de toda psicologia, mas apenas da psicanálise, contudo, durante todo o vídeo, as criticas são dirigidas a psicologia e psicoterapia. Além disso, pode-se perceber uma total falta de conhecimento acerca das psicoterapias, inclusive quando critica a concepção de ser humano como intrinsecamente bom, enquanto que a psicanálise, psicoterapia a qual eles afirmam serem dirigidas as críticas, tem uma visão pessimista da natureza humana. Muitas outras falácias e erros crassos podem ser percebidos durante o vídeo.

Não sei por que tal investida de uma instituição religiosa contra a psicologia, e mais a fundo contra o conhecimento cientifico. Felizmente o pensamento religioso não é mais hegemônico em nossa época e ninguém vai mais pra fogueira por discordar dele.

Um comentário:

  1. Adoreiiiiiiiii...uma vez vi uma mulher que comprava pedrinhas bem caras porque diziam que eram as pedras por onde jesus tinha passado...

    ResponderExcluir